O que é o catálogo de widgets e o que posso fazer com ele?

O catálogo de widgets é um aplicativo baseado em servidor que contém todos os widgets gerenciados de maneira centralizada e suas definições de extensão XML subjacentes, incluindo tipos de conteúdo e reconhecedores. O catálogo baseia-se no modelo de Catálogo de Widgets (toolbox.ntf) fornecido pelo servidor HCL Domino® e seu acesso é controlado por uma combinação de ACLs de aplicativo e políticas do Domino® ou preferências do Eclipse (arquivo plugin_customization.ini), bem como categorias de catálogo de widgets.

Os usuários avançados podem configurar novos widgets e publicá-los no catálogo para acesso do usuário. Os usuários finais obtêm os widgets mais recentes, da categoria de catálogo à qual estão ativados via política ou preferências, a partir do catálogo com base em uma programação. Dependendo de como os usuários estiverem configurados, eles poderão procurar novos widgets no catálogo e atualizar seu catálogo de widgets local por solicitação. O catálogo local é atualizado com base em uma programação de replicação, que, por padrão, é equivalente à programação de prioridade média do Notes.

O catálogo de widgets contém alguns reconhecedores avançados, e seus tipos de conteúdo, a saber:

  • Pessoa (nome)
  • Local (endereço)
  • Organização
Nota: Esses reconhecedores avançados de Texto Ativo fornecidos estão disponíveis no momento para nomes somente em inglês americano e para alguns nomes em alemão. Você pode criar seus próprios reconhecedores de Texto Ativo usando expressões Java comuns, conforme descrito neste sistema de ajuda.

Os widgets exibidos na barra lateral e as ações disponíveis para os usuários com base no provisionamento de categoria do catálogo são armazenados na cópia local do catálogo central.

Documentos do catálogo

Cada widget é representado no catálogo como um documento do Notes® contendo os seguintes elementos.

  • Gráfico do widget para exibição no documento de catálogo
    Nota: Você pode usar o gráfico padrão ou especificar um outro para ser exibido no documento de catálogo. Entretanto, o gráfico especificado para o documento de catálogo não tem efeito sobre a miniatura de widget usada no painel da barra lateral Meus Widgets. A miniatura de widget é especificada no anexo de arquivo .XML por meio da variável imageUrl.
  • Título, Descrição e Detalhe

    Use o nome de widget padrão ou especifique um título de documento de catálogo diferente. Use os campos Descrição e Detalhes para descrever o widget.

  • Category

    Controle o acesso do usuário ao widget com base no agrupamento de categorias de widget, como nome ou trabalho da equipe.

  • Tipo

    Especifique se o widget é somente um tipo de conteúdo, somente um reconhecedor, um componente, qualquer combinação ou um tipo de recurso e plug-in.

    Nota: Os tipos de conteúdo e os reconhecedores não precisam ser agrupados com um componente para serem incluídos no catálogo.
  • Plataforma

    Especifique onde o widget pode ser usado.

  • Anexo com extensão XML

    Contém o XML do widget e é chamado de extension.xml.

    Se o widget implementar um plug-in de cliente, o extension.xml conterá informações de <installManifest> que definem como obter e instalar o plug-in.

Visualizações do catálogo

O catálogo é fornecido com as seguintes visualizações:

  • Todos os Widgets
  • Por Autor
  • Por Categoria
  • Por Tipo

Direitos de acesso ao catálogo

O administrador pode designar o direito de acesso ao catálogo com base no tipo de usuário, usando uma combinação de ACLs de aplicativo do Notes® e definições de política ou preferência.

  • Usando ACLs de aplicativo de catálogo

    Um usuário com um mínimo de acesso de Autor e a atribuição [WidgetAuthor] pode criar documentos de widget no catálogo. Novos widgets também podem ser publicados no catálogo a partir do painel da barra lateral Meus Widgets. Os widgets podem ser colocados em categorias que, em uso com políticas e preferências, podem forçar a implementação para usuários ou grupos específicos. Este usuário pode visualizar e usar todos os widgets.

    Além de criar widgets, um usuário com acesso de Editor ou superior e a atribuição [Admins] pode editar e remover qualquer widget no catálogo.

    Nota: Se você tiver recebido a atribuição Administrador na ACL do catálogo e os recursos do Administrador em sua réplica local, talvez seja necessário ativar Garantir acesso consistente entre réplicas na ACL de sua réplica local.
  • Usando preferências de política ou do arquivo plugin_customization.ini

    O administrador pode gerenciar os Widgets e a definição de acesso a catálogo e Texto Ativo por meio de uma política. Se os Widgets e o Texto Ativo forem utilizados em um ambiente gerenciado por servidor, há definições equivalentes no arquivo plugin_customization.ini do Notes®. Por exemplo, um administrador pode controlar a implementação de widgets com base em categorias. As categorias são criadas no catálogo, mas são administradas por meio de definições de política ou de preferência. É possível implementar widgets específicos para usuários específicos com base na categoria de um determinado widget e nas categorias para as quais um determinado usuário é designado.

Botões de ação do catálogo

O catálogo contém os seguintes botões de ação:

  • Abrir

    Permite abrir e exibir o documento de catálogo selecionado para vê-lo e, se desejar, incluí-lo no painel da barra lateral Meus Widgets. Você também pode abri-lo para edição caso tenha direitos de edição nesse documento.

  • Incluir Widget no Catálogo

    Use para incluir um widget no catálogo. Esta ação abre uma caixa de diálogo na qual você pode anexar um arquivo .XML e incluir um título, um nome de categoria (opcional), uma designação de tipo, uma breve descrição e uma descrição detalhada.

    Nota: Para criar um novo documento automaticamente no catálogo para um widget específico no painel da barra lateral Meus Widgets, caso isso seja permitido pelas políticas ou preferências, clique com o botão direito do mouse no widget localizado no painel da barra lateral Meus Widgets e selecione Publique no Catálogo.