Importando e exportando certificados da Internet para uso entre navegadores

Quando você recebe novos certificados da Internet, eles só podem ser usados no navegador com o qual foram solicitados. Entretanto, é possível exportar certificados da Internet de um navegador e, depois, importá-los para o ID de Usuário, para que seja possível usá-los com o navegador do HCL Notes® e o e-mail no estilo da Internet (S/MIME). Da mesma forma, você pode exportar certificados da Internet do ID de Usuário para que possa usá-los com um navegador que não seja o Notes®. Também é possível importar e exportar certificados da Internet para serem usados entre outros aplicativos da Internet, como o Microsoft® Outlook.

Resultados

Para importar um certificado da Internet para o ID de Usuário

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Caso você tenha um certificado da Internet armazenado em um navegador, como o Netscape, e pretenda utilizá-lo no navegador do Notes®, precisará importá-lo para o ID de Usuário.

Não é possível importar certificados da Internet inválidos ou cadeias de certificados incompletas.

Procedimento

  1. Exporte o certificado da Internet do navegador em que ele está armazenado e salve-o em um diretório no qual possa resgatá-lo posteriormente. Se você puder escolher o formato da exportação, é recomendável usar o formato PKCS 12, que inclui a chave privada da Internet e quaisquer certificados da Internet suportados na cadeia de certificados, se disponível. A importação de certificados para o ID de Usuário não será bem-sucedida se a exportação não incluir a chave privada da Internet.
  2. Clique em Arquivo > Segurança > Segurança do Usuário(Usuários do Macintosh OS X: Notes > Segurança > Segurança do Usuário).
  3. Clique em Sua Identidade > Seus Certificados.
  4. Clique em Obter Certificados > Importar Certificados da Internet no lado direito da caixa de diálogo.
  5. Selecione o arquivo que contém o certificado da Internet recém-exportado do navegador na caixa de diálogo "Especificar Arquivo que Contém os Certificados da Internet" e clique em Abrir.
  6. Se solicitado, selecione o formato do certificado da Internet que está sendo importado e clique em Continuar. Por padrão, o Notes® deve selecionar o formato correto para você.
  7. Se houver uma senha definida para o arquivo, digite-a.
  8. Para aceitar a importação, clique no botão "Aceitar Tudo" da caixa de diálogo "Importar Certificados da Internet".
  9. Verifique se os certificados da Internet foram importados para seu ID de Usuário escolhendo Arquivo > Segurança > Segurança do Usuário (Usuários do Macintosh OS X: Notes > Segurança > Segurança do Usuário), clique em Sua Identidade > Seus Certificados e selecione "Seus Certificados da Internet" na lista suspensa.
  10. (Recomendado) Faça uma cópia de backup de seu ID de Usuário após importar com sucesso um certificado da Internet.

Resultados

Nota: Após importar o certificado da Internet para o ID de Usuário, talvez você precise criar um certificado cruzado caso o certificado da Internet ainda não seja confiável.

Para exportar um certificado da Internet do ID de Usuário

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Caso você tenha um certificado da Internet armazenado em outro navegador, como o Netscape, e já tenha o certificado armazenado no ID de usuário para ser usado com o Notes®, precisará exportá-lo do ID de Usuário. O certificado da Internet que você está exportando é uma cópia salva.

Só é possível exportar um certificado da Internet por vez. O certificado da Internet selecionado é exportado com sua cadeia de certificados.

Procedimento

  1. Clique em Arquivo > Segurança > Segurança do Usuário(Usuários do Macintosh OS X: Notes > Segurança > Segurança do Usuário).
  2. Clique em Sua Identidade > Seus Certificados.
  3. Selecione o certificado da Internet a ser exportado selecionando "Seus Certificados da Internet" na lista suspensa.
  4. Clique em Outras Ações > Exportar Certificado no lado direito da caixa de diálogo.
  5. Selecione o formato do certificado a ser exportado e clique em Continuar. PKCS 12 é o padrão, geralmente compatível com a maioria dos navegadores.
  6. Se o formato PKCS 12 for escolhido, na caixa de diálogo "Opções de Exportação", customize o "apelido" no campo "Apelido Sugerido". Os apelidos permitem distinguir este certificado de outros que possam estar armazenados no navegador. O navegador identifica o certificado pelo apelido fornecido.
  7. Se o formato PKCS 12 for escolhido, na caixa de diálogo "Opções de Exportação", selecione "Exportar chave privada correspondente a este certificado", caso deseje exportar a chave privada da Internet junto com o certificado da Internet, e clique em Continuar. Se a chave privada não for exportada, você não poderá usar o certificado da Internet para várias funções de segurança.
    Nota: Caso você esteja executando a exportação em Segurança do Usuário e não possa exportar a chave privada, mesmo que a exportação PKCS 12 o permita, é provável que a chave privada esteja armazenada em um Cartão Inteligente e não possa ser recuperada para exportação.
  8. Se o formato PKCS 12 for escolhido, na caixa de diálogo "Senha para Arquivo de Exportação com Certificados da Internet", digite uma senha para o arquivo de exportação, confirme-a e clique em Continuar Clique em "Sem Senha" se não deseja especificar uma senha para o arquivo de exportação.
  9. Especifique um diretório e o nome do arquivo de exportação na caixa de diálogo "Especificar Exportar Arquivo para os Certificados da Internet" e clique em Salvar.