Criando uma réplica (método avançado)

Use o comando Nova Réplica para criar uma réplica de um aplicativo do Notes®.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Por padrão, o Notes® cria novas réplicas localmente. Se você tentar criar a réplica de um aplicativo local, essa caixa de diálogo será intitulada Overwrite Replica for Application, e não Create Replica for Application, até que seja especificado um servidor ou outro diretório local que não aquele em que o aplicativo de origem está armazenado.

Nota: Antes de criar uma réplica em um servidor, certifique-se de que você esteja listado na ACL do aplicativo como Gerente. Do contrário, você não terá permissão para excluir as réplicas de servidor que criou. Ao tentar replicar um aplicativo baseado em servidor para outro servidor, é provável que você tenha problemas para acessar o servidor. Nesse caso, solicite assistência ao seu administrador do Domino.

Se a caixa de diálogo Criar réplica não estiver aberta, selecione ou abra o aplicativo a ser replicado e clique em Arquivo > Replicação > Nova Réplica (observe que Exibir > Menus Avançados precisa estar selecionado no menu principal para que esse comando seja exibido).

Dica: Se você precisar apenas de uma réplica local, tente usar o comando Arquivo > Aplicativo > Disponibilizar Off-line para simplificar o processo de criação da réplica.
Nota: Uma réplica que não contém nenhum documento é denominada stub de réplica. Se você tentar abrir um stub de réplica, o Notes®IBM mostrará uma mensagem informando que o aplicativo não foi inicializado e deve ser replicado.

Ao criar uma réplica, tenha em mente que suas preferências determinam certas definições padrão para todas as réplicas, como limites gerais para tamanho de documento e anexo, criação de índice de texto total e criptografia.

Para obter mais informações, consulte Preferências de Replicação.

CUIDADO: Se você criar uma réplica do aplicativo de e-mail, certifique-se de atribuir à nova réplica o mesmo nome e caminho do arquivo especificado no campo Arquivo de mensagens na guia E-mail do documento de local atual. É possível usar vários nomes/caminhos de arquivo de e-mail para diferentes locais. Certifique-se de que as réplicas utilizadas para esses locais possuam nomes/caminhos de arquivo correspondentes. Para obter mais informações, consulte Usando diferentes locais.

Para criar uma réplica

Procedimento

  1. Abra o aplicativo para o qual você deseja criar uma réplica e, no menu, clique em Arquivo > Replicação > Nova Réplica.
    Nota: Para ver esse comando, clique no menu Exibir e selecione Menus Avançados.
  2. Se o aplicativo para o qual está sendo criada uma réplica estiver em um servidor Domino®, o Notes® abrirá a caixa de diálogo Criar Réplica do Aplicativo NomedoAplicativo (em que NomedoAplicativo é o título do aplicativo). Siga um destes procedimentos:
    • Para criar a réplica localmente no diretório de dados (o padrão), vá para a etapa 4.
    • Para criar a réplica em um servidor, na lista Servidor, selecione ou insira o nome do servidor em que a réplica será criada e clique em OK.
    • Modifique o nome de arquivo da réplica no campo Caminho do arquivo. Para especificar um caminho de arquivo, clique no ícone da pasta e vá para o diretório do servidor em que a réplica será salva.
  3. Se o aplicativo para o qual está sendo criada uma réplica for local, o Notes® abrirá a caixa de diálogo Modificar Réplica do Aplicativo NomedoAplicativo. Siga um destes procedimentos:
    • Para criar a réplica em um servidor Domino®, na lista Servidor, selecione ou insira o nome do servidor em que a réplica será criada e clique em OK. O Notes® altera o título da caixa de diálogo para Criar Réplica do Aplicativo NomedoAplicativo.
    • Para criar a réplica localmente, modifique o nome de arquivo da réplica no campo Caminho do arquivo. Para especificar um caminho de arquivo, clique no ícone da pasta e vá para o diretório do sistema operacional em que a réplica será salva. Qualquer modificação no nome ou no caminho do arquivo impedirá que ele seja sobrescrito se o aplicativo for local.
  4. Opcional: Clique em Definições de Réplica e siga um destes procedimentos:
    • Selecione Criptografar a réplica usando e clique em um tipo de criptografia (Avançada, Simples ou Média) na lista.
    • Para melhorar a pesquisa de texto total dessa réplica, selecione Criar índice de texto total para pesquisa. Para economizar espaço no disco rígido, desmarque essa opção.
    • Para usar as mesmas definições de segurança do aplicativo original na réplica, deixe a opção Copiar Lista de Controle de Acesso selecionada. Para usar diferentes definições, cancele a seleção dessa opção. A caixa de seleção estará disponível somente quando você não for o gerente do aplicativo e a ACL do aplicativo não estiver definida para forçar uma ACL consistente entre todas as réplicas.
    • Para criar a nova réplica ao clicar em OK, independentemente da definição nas preferências de replicação, deixe a opção Criar Imediatamente selecionada. Para aguardar a próxima replicação programada, cancele a seleção dessa opção.
    • Para customizar as definições dessa réplica, por exemplo, uma programação, quais documentos do aplicativo serão replicados e se a replicação será feita do servidor, para ele ou ambos, clique em Mais Definições.
  5. Clique em OK.

Resultados

Notes® inclui um indicador (na pasta de histórico) e uma entrada de aplicativo na página Replicação de cada réplica local criada. Use a página Replicação para atualizar (replicar) suas réplicas.

Níveis de acesso

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Quando você cria uma réplica local, o Notes® concede a você acesso de Gerente à réplica. No entanto, se você não tiver o acesso adequado ao aplicativo original no servidor (por exemplo, se você tiver somente acesso de Leitor), não poderá replicar as alterações que fizer na réplica de volta para o servidor.

Nota: Se um gerente de aplicativo forçar a lista de controle de acesso (ACL) de um aplicativo para todas as réplicas e você criar uma réplica do aplicativo, o Notes® lhe concederá o mesmo acesso à réplica que você tiver no aplicativo original. Por exemplo, se você tiver o acesso de Autor a um aplicativo, o Notes® lhe concederá o acesso de Autor à réplica. Para obter mais informações sobre a ACL de um aplicativo, consulte o gerente do aplicativo.