Acionando um agente com base em uma programação

Configure um agente para ser executado segundo uma programação se for necessário executá-lo regularmente.

Antes de Iniciar

Você deve primeiro criar o agente para que possa especificar o que aciona sua execução. Consulte Criando agentes para obter mais informações.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

É possível acionar um agente mediante um evento ou uma programação. Para acionar um agente segundo uma programação, conclua estas etapas:

Procedimento

  1. Na guia Básico da caixa Propriedades do Agente, clique em Na Programação.
  2. Na lista suspensa ao lado do botão Programar, escolha uma das programações a seguir. Observe que não há suporte para ativação programada de agentes na Web; porém, um agente na Web pode ser acionado de outras formas, por exemplo, com Ferramentas/Macros ou a partir do URL.
    Mais de Uma Vez por Dia
    Use esta programação para aplicativos de alta prioridade, como os essenciais em procedimentos comerciais e para aplicativos que são replicados várias vezes por dia, como aplicativos de fluxo de trabalho que roteiam documentos para aprovação. Lembre-se de que, se você programar execuções muito frequentes (por exemplo, a cada cinco minutos), o desempenho do servidor poderá ser afetado.
    Diariamente
    Use esta programação para atividades que são importantes, mas que não causarão um atraso se forem geradas somente uma vez por dia. Os exemplos incluem o envio de artigos de notícias ou a geração de atribuições de baixa prioridade.
    Semanalmente
    Use esta programação em tarefas de rotina. Exemplos incluem gerar relatórios de resumo e enviar lembretes.
    Mensalmente
    Use esta programação em tarefas de manutenção de baixa prioridade. Exemplos incluem o arquivamento de documentos e a distribuição de boletins da empresa.
    Nunca
    Use esta programação para agentes que você não deseja executar em circunstâncias específicas. Por exemplo, use esta opção de execução para agentes executados na Web ou chamados por outros agentes.
  3. Após selecionar uma opção no menu suspenso, clique no botão Programar para exibir a caixa de diálogo Programar. É possível incluir mais detalhes sobre quando exatamente o agente deverá ser executado. Exemplo:
    • Se você tiver especificado Mais de uma vez por dia, poderá determinar a frequência em que o agente deverá ser executado a cada dia. Também é possível determinar que o agente não seja executado nos fins de semana.
    • Se você tiver especificado Semanalmente, poderá determinar o dia da semana para execução do agente.
    • Se você tiver especificado Mensalmente, poderá especificar um dia do mês e o horário para execução do agente.
  4. Na mesma caixa de diálogo Programar, também é possível especificar os servidores nos quais o agente deverá ser executado. Faça sua escolha na lista suspensa Executar em. Se preferir, deixe que os usuários escolham o servidor.
    Local
    O agente só é executado no cliente. Use esta opção para programar a execução de agentes em segundo plano no cliente Notes® local. O aplicativo que contém o agente deve ser local. O agente será executado com os direitos do ID atual do Notes®. Observe que, para que os agentes programados sejam executados no cliente Notes® local, o usuário deverá primeiro marcar a caixa Ativar agentes locais programados na guia Básico da caixa de diálogo Preferências do Usuário (Arquivo > Preferências > Preferências do Usuário).
    Qualquer servidor
    O agente é executado em qualquer servidor em que o agente esteja disponível. Quando os agentes são executados em vários servidores e eles estão trocando documentos em aplicativos replicados, você deve especificar os servidores no qual eles são executados para evitar conflitos de replicação. Em seguida, configure as programações de replicação dos aplicativos para que não interfiram nas execuções programadas dos agentes. Observe que esta opção não causará problemas se você estiver usando cópias (em vez de réplicas) do aplicativo.
    Servidor específico
    O agente só será executado no servidor que for selecionado na lista de servidores disponíveis.
    Escolher quando o agente for ativado
    Esta opção solicita aos usuários que selecionem um servidor quando o agente é ativado. Esta opção é útil para distribuir agentes em aplicativos prontos para uso.
  5. Na lista suspensa Destino, selecione os documentos no aplicativo em que o agente será executado. Há duas opções:
    • Todos os documentos no aplicativo
    • Todos os documentos novos e modificados

    Não há suporte para essas opções na Web.

Resultados

Ao programar um agente, lembre-se de que, quando os agentes executados em vários servidores alteram documentos em aplicativos replicados, você deve especificar os servidores nos quais eles são executados para evitar conflitos de replicação. Em seguida, configure as programações de replicação dos aplicativos para que não interfiram nas execuções programadas dos agentes. Observe que os agentes são programados de acordo com o intervalo configurado, e não com um horário fixo. Por exemplo, se você programar um agente para ser executado por hora, ele será executado uma hora após a última execução.